Aprendi que Deus está descrito como “Elohim”, um substantivo plural, no texto original da Bíblia em hebraico. Isto significa que Deus não é um só?

582,183 visualizações
Ouvir 15:48

Como você disse, Deus está descrito como Elohim (אֱלֹהִים) em muitas partes da Bíblia em hebraico. É um conhecimento comum que Deus é um, porém o termo “Elohim” desafia completamente este sentido comum, porque Deus Elohim tem um significado plural.

Alguns insistem que a palavra “Elohim” é usada na Bíblia para expressar a plenitude da divindade e o poder de Deus, ou para descrever a trindade de Deus, porém isto é uma simples conjectura que vem do mal entendimento da Bíblia. Agora, averiguemos qual é o significado exato da palavra “Elohim” e por que a Bíblia descreve a Deus como “Elohim”.

“Elohim”, o mistério da Bíblia

O termo “Elohim” tem causado várias controvérsias entre teólogos e linguistas. Os cristãos creem que há apenas um Deus, porém, a Bíblia em hebraico se refere a Deus como “Elohim”, usando os pronomes plurais “nós” e “nossa”. Por esta razão, inclusive os eruditos que estudaram a Bíblia por muito tempo, não compreendem claramente o significado da palavra, e apenas a consideram como um mistério.

O significado de Elohim

A palavra hebraica “Elohim” (אֱלֹהִים) é uma combinação do substantivo singular “Eloah” (אֱלוֹהַּ), ao qual foi agregado o sufixo plural “im”. “Elohim” literalmente significa “Deuses”, que é o nome mais comum para Deus usado no Antigo Testamento em hebraico.

A Bíblia sempre usou a palavra “Elohim” (Deuses) para se referir a Deus que criou todas as coisas, Deus que tirou os israelitas do Egito e declarou os dez mandamentos, e o Deus que todos conheceram na Nova Aliança, desde o maior até o menor deles (Gn. 1:1-31, Êx. 20:1, Jr. 31:33).

“Façamos” o homem à “nossa” imagem

“No princípio, criou Deus (Elohim) os céus e a terra.” Gn. 1:1

“Disse Deus (Elohim): Haja luz;” Gn. 1:3

Além disso, a palavra “Elohim” aparece desde o primeiro capítulo do livro do Gênesis. O Deus que criou os céus e a terra é Elohim (Deuses), e o Deus que criou o homem também é Elohim, como está escrito na Bíblia:

“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; […]” Gn. 1:26

Como podemos ver no versículo mencionado, Deus criou o homem, dizendo “Façamos” no lugar de dizer “Farei”. Por que a Bíblia descreve Deus como “nós”? Podemos saber a razão ao ver como é o homem criado à imagem de Deus.

“Criou Deus (Elohim), pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus (Elohim) o criou; homem e mulher os criou.” Gn. 1:27

O homem foi criado à imagem de Deus, e foram criados homem e mulher. Esta é uma prova de que há dois Deuses: a imagem masculina de Deus e a imagem feminina de Deus.

Deus Elohim veio como o Espírito e a Noiva

Os que insistem erroneamente que o sentido comum é a verdade, imaginam a Deus apenas como Pai, isso porque, esta sempre foi a crença comum entre as pessoas. Contudo, a Bíblia testifica claramente que existe não apenas a imagem masculina de Deus, mas também a imagem feminina de Deus. O mistério de Deus Elohim descrito no capítulo 1 do livro do Gênesis se revela claramente no livro do Apocalipse, o último livro da Bíblia.

“O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.” Ap. 22:17

O Espírito e a Noiva que estão realizando a obra da salvação dando à humanidade a água da vida, são a imagem masculina de Deus e a imagem feminina de Deus, que criaram os céus e a terra no livro do Gênesis 1. Desde o ponto de vista da Trindade, o Espírito é Deus Pai. Então, quem é a Noiva que nos dá a água da vida junto com o Espírito, que é Deus Pai? Façamos um estudo mais cuidadoso referente à existência da Noiva.

“[…] Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro; e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,” Ap. 21:9-10

A noiva, a esposa do Cordeiro, a quem o apóstolo João viu em visão, é a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu. Jerusalém é uma expressão simbólica, e sua realidade se revela no testemunho do apóstolo Paulo.

“Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe;” Gl. 4:26

A Jerusalém lá de cima (do céu) é nossa Mãe. Isto significa que o Espírito e a Noiva são nosso Pai e nossa Mãe celestiais que salvam nossas almas.

Deus Pai e Deus Mãe vieram como os Salvadores desta época segundo as profecias da Bíblia. Eles nos fizeram conhecer sua providência da criação e da salvação, e também nos ordenaram entregar seu convite de salvação a todos os seres humanos. Sendo dignos de ser filhos de Deus Elohim, que receberam a valiosa missão, difundamos a notícia da salvação a todas as pessoas do mundo, para que a glória de Deus Elohim seja revelada ao mundo inteiro.

Aprendi que Deus está descrito como “Elohim”, um substantivo plural, no texto original da Bíblia em hebraico. Isto significa que Deus não é um só?

15:48
0:00 15:48

Velocidade de reprodução

1x

Esta voz foi gerada por IA. Podem ocorrer pequenas variações.